quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lagoa de Itaenga: Um modelo de administração

Prefeito Jackson Barros
A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga município localizado na microrregião da mata setentrional pernambucana, a aproximadamente 65 km do Recife é modelo de administração principalmente pela cristalina aplicação de recursos que beneficiam todos os segmentos da sociedade.
SAÚDE - Como em todo o Brasil, Lagoa de Itaenga não é diferente, mesmo diante de tantas dificuldades a população conta com uma excelente prestação de serviços de saúde. O hospital Josefa Cavalcante Petribú, apesar de ser um hospital municipal atende muitas pessoas da região da Mata Norte, a exemplo de Lagoa do Carro, Feira Nova, Glória do Goitá e demais cidades circunvizinhas. Lagoa de Itaenga possui 09 postos de PSF e a Secretaria Municipal de Saúde também realiza gratuitamente a distribuição de medicamentos para a população carente do município. De segunda a sexta-feira um ônibus transporta pessoas com destino a Cidade do Recife para fazer consultas e exames de maior complexidade. A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga adquire anualmente, com recursos próprios, duas ambulâncias novas objetivando assegurar mais agilidade, conforto e segurança aos enfermos. O Instituto FIRJAN que analisa a qualidade da saúde nos municípios brasileiros, classificou Lagoa de Itaenga entre os 20 melhores no estado de Pernambuco.
EDUCAÇÃO – A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga vem investindo ao máximo no setor educacional, proporcionando uma qualidade de ensino satisfatória através de incentivos desde a melhoria das instalações das unidades escolares, distribuição de materiais didáticos, garantia de uma merenda escolar de qualidade, transporte de estudantes e salários dignos aos professores do município.
HABITAÇÃO – Recentemente há seis meses, em convênio com o Governo do Estado,  49 residências foram entregues na zona rural do município, dentro do Projeto Casa de Taipa para extinguir as casas de taipa e estamos com outro projeto AM andamento para a construção de mais 55 unidades habitacionais, provavelmente para ser  iniciada até o término do primeiro semestre de 2011.
SINTONIA ENTRE PODERES - Sobre o ponto de vista político-administrativo o prefeito Jackson Barros disse que existe sintonia entre os poderes em Lagoa de Itaenga. “Apesar da oposição, às vezes exagerar um pouco, é uma oposição responsável e isso faz parte do processo democrático”.
FUNCIONALISMO – Uma das prioridades do governo municipal diz respeito ao funcionalismo público. A prefeitura de Lagoa de Itaenga continua, desde o início da atual administração, mantendo o pagamento rigorosamente em dia, garantindo ainda o pagamento do 13º salário dos servidores municipais.
Jackson Barros: "O Governador Eduardo Campos 
vem nos ajudando muito e tenho certeza 
que em 2011 e 2012 não será diferente"
REIVINDICAÇÃO - Desde janeiro de 2010 quando começou a vigorar a Lei de redistribuição do ICMS, o município de Lagoa de Itaenga perdeu 42,2% do repasse, o equivalente a mais de dois milhões de reais por ano, significando a maior redução do ICMS do Estado de Pernambuco.  Razões pelas quais o prefeito Jackson Barros (PSDB) fez veemente apelo ao Governador Eduardo Campos (PSB) no sentido de compensar essas perdas. Segundo o prefeito, o chefe do executivo estadual firmou compromisso em reverter essas perdas em obras.
CONVÊNIOS - Numa demonstração de sensibilidade ao grande problema na redução da receita do município o governo do estado firmou um convênio de mais de um milhão para asfaltar Lagoa de Itaenga. Perfuração de poços e aquisição de um ônibus escolar são outros benefícios conquistados em parceria com o governo do estado.

2 comentários:

  1. UM RELATO DE UMA CIDADE DO INTERIOR VITIMAS DE VIOLÊNCIA


    O Município de Lagoa de Itaenga uma cidade do interior de Pernambuco com 20.659 habitantes esta passando por momentos difíceis, desde o mês de abril de 2012, a cidade vem vivenciando diversos tipos de violência como: Assalto a mão armada, latrocínios, sendo todos os cidadoas alvo, todos os comerciantes da cidade já sofreram com as ondas de assaltos, sem falar os prédios público, escolas eram os principais alvos, pois o mês de abril foi que as coisas tornou –se pior sendo cidadãos itaenguenses os principais alvos casas invadidas em busca de objetos as vitimas por medo de serem marcadas e até por medos de morrerem não comparece a uma delegacia para prestar queixa com medo de uma reprise é contado a dedo quem não foi vitima desse tipo de violência. Hoje os cidadãos encontram – se recolhendo em suas casas a partir das 17:00 horas e 21:00 horas procura – se cidadão nas avenidas onde os jovens gostam de passear e não se encontra se quer para da informação. Pois temos uma segurança precária onde só temos 3 policias efetivo para da suporte a segurança de todos os 20.659 habitantes , sem contar com o distrito de Glória do Goitá que fica sem nenhum tipo de assistência e os policias do município não podem entrar. Os moradores tem um hábito antigo de rezar o mês Mariano, mais pouquíssimos saem de casa e aquele que vai, saem correndo das igrejas com medo de ser assaltado ou alvo de uma bala perdida que não tem hora para acontecer tiroteios. Não se respeita mais os horários de saída dos alunos das escolas.
    A cidade se encontra com ausência de policiamento para fazer a prevenção em segurança, ausência de delegado sendo assistido pela cidade vizinha quando acontece qualquer ato os policiais Militares que temos tendo que se deslocar e deixa a cidade e nos deixam sem nenhuma cobertura,não temos desde fevereiro um juiz fixo o que esta acumulando e de outra cidade vindo uma vez por semana para nos assistir, não temos Promotor fixo desde o inicio de 2011, o único que esta vindo atender a população qual necessita comparece uma vez não tendo dia certo ou a cada quinze dias, um gestor que não comparece a prefeitura.
    A nossa cidade está sem normas, totalmente um descaso das esferas publicas no geral que defende nossos direitos, por isso o índice de violência a cada dia vem aumentando. As pessoas que necessitam se deslocar para capital de Pernambuco para trabalhar são assaltadas por pessoas utilizando arma de fogo e quando não encontra o que roubar atira nas vitimas sem pena em plena madrugada é contado a dedo aquele que não foi vitima dessa violência. Estamos sendo vitima de negligencia dos governantes.
    A droga (CRAK) esta tomando conta dos adolescentes e ninguém denúncia seus chefes porque se denunciar morre usando as criança e adolescentes como escudo para manter seu luxo as famílias sendo escrava do tráfico porque os cidadãos sabem quem vendem quem rouba e não denúncia culpando os menos favorecidos.
    Um caso que chamou a atenção foi à morte de um deficiente que mantinha sua família com o dinheiro que ganhava de uma pequena barraquinha em uma escola e estava sempre sorridente aos estudantes . Ao sabermos de uma violência Barbara contra Zé da Barraca, não só com ele mais com tantos que sofreram por esta violação de direito do sistema, falamos um com o outro através do facebook e organizamos um Movimento pela PAZ no município. Este movimento vem discutindo e organizando divulgando que todos devem pedir PAZ
    O índice de violência esta tão alto que vem assustando a população que aqui reside de não pode sair de casa viverem trancados como se fosse um toque de recolher para todos. Entretanto o o Movimento pela PAZ se organiza e irá realizar um passeata no 31 de maio as 8:30 em ritmo pelas avenidas da cidade pedindo PAZ.

    ResponderExcluir
  2. é a primeira vez que vejo este prefeito desde a eleição , vergonha total

    ResponderExcluir