sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PROTEGER VIDAS E RIQUEZAS, UMA DECISÃO NECESSÁRIA

O Brasil é um país abençoado por Deus. Creio que o espelho dessa observação que faço se reflete principalmente pelas nossas belezas e riquezas naturais, a exemplo da Amazônia considerada o pulmão do mundo, portanto devemos protegê-las e preservá-las. Outra grande riqueza é o Pré-Sal que também deve ser protegido e preservado. Com a exploração do Pré-Sal, estimado em cerca de 100 bilhões de barris de Petróleo, a União arrecadará vultosas somas em royalties, distribuídos aos Estados e Municípios em conformidade com os critérios estabelecidos em Lei. Deve haver especial atenção quanto a segurança nas plataformas, sob todos os aspectos, principalmente porque o Brasil passará a ocupar uma posição de destaque entre os países com as maiores reservas de petróleo do planeta, razão pela qual precisamos proteger essa maravilhosa riqueza.
O Pré-Sal é tema de constantes debates e decisões entre as autoridades envolvidas com o processo de distribuição dos royalties, entretanto apesar dos constantes pronunciamentos do Senador Roberto Cavalcante (PRB/PB), ainda não foi definido de forma satisfatória um percentual na distribuição dos royalties destinado à Marinha brasileira que possa garantir a soberania nacional naquela área e, sobretudo salvaguardar a vida dos trabalhadores nos navios e plataformas. Em um dos seus discursos o parlamentar paraibano lembrou que obviamente iremos influenciar nos preços internacionais de petróleo e gás, portanto devemos estar preparados em caso de possíveis incômodos com outros países ou organismos. O Senador Roberto Cavalcante não hesitou em comentar o que faremos, por exemplo, em uma situação de crise ou conflito, se por ventura venhamos a ser impedidos de extrair ou transportar os produtos da área do Pré-Sal, ao mesmo tempo em que lembrou ocorrências que registraram ações de pirataria e terrorismo nos navios e plataformas de petróleo em outras partes do mundo.
A Marinha do Brasil precisa estar bem aparelhada para proteger vidas e toda riqueza oriunda do Pré-Sal, uma área que está localizada a 200 milhas náuticas da costa brasileira, um percurso entre a Ilha de Fernando de Noronha e o litoral nordestino por conseguinte, quatro vezes mais distante do que a Bacia de Campos localizada a apenas 50 milhas náuticas da costa do Rio de Janeiro. Então, por todas essas razões, é fundamental e imprescindível que as autoridades se mobilizem no sentido de agilizar a determinação de uma parcela de royalties que possa realmente viabilizar total segurança a tão importante e necessária operação.


Valberto Vitoriano Pereira Jornalista (DRT-PB 1816)

Nenhum comentário:

Postar um comentário