sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Acorda Alagoinha!

Acorda Alagoinha! Às vezes fico me perguntando por que será que ainda não surgiu um movimento legítimo de forma extremamente ordeira e democrática para cobrar com mais veemência aos governantes a execução de programas que realmente atendam, sob todos os aspectos, as necessidades básicas da população e o desenvolvimento econômico de Alagoinha?
Acorda Alagoinha! O que estamos testemunhando é a aparente inércia de todos os governos municipais, que ao longo da história política de Alagoinha ainda não registraram uma resposta satisfatória àquilo que o município realmente precisa e deseja, evidentemente dentro da realidade de cada época. É muito pouco, pouquíssimo, ou quase nada o que os anais da história vêm registrando nesse sentido.
Acorda Alagoinha! Sabemos que a sociedade organizada tem muito poder. Afinal, inúmeras conquistas se consagraram graças à iniciativa popular, a exemplo do que foi a criação da Lei da Ficha Limpa. O legislativo aprovou, o executivo sancionou e o judiciário aplicou numa decisão histórica, uma verdadeira demonstração de harmonia e autonomia entre poderes prevalecendo a vontade popular e a coerência em favor da probidade administrativa.
Acorda Alagoinha! No campo pedagógico e cultural é imprescindível manter a inclusão da história do município na grade curricular do ensino público municipal, inclusive destacando os filhos ilustres de Alagoinha a exemplo de José Rodrigues de Carvalho. Se a sociedade já dispõe de inclusão digital, aplausos! Mesmo sabendo que atualmente trata-se de uma necessidade básica, portanto é preciso que também seja explorada com mais intensidade e eficácia.
Acorda Alagoinha! Saúde, educação, infra-estrutura, esporte e lazer são setores primordiais onde o erário público deve ser aplicado com total responsabilidade e transparência. Ou será que o povo, como dizia aquela velha paródia da ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, é apenas um detalhe?
Acorda Alagoinha! Abaixo a imprensa marrom ou, se preferir, cor-de-rosa. A presidenta eleita Dilma Roussef, numa demonstração de bravura, declarou que prefere o barulho da liberdade de imprensa do que o silencio imposto pela mordaça da ditadura. Então, que repudiem todos quanto a carapuça servir.
Acorda Alagoinha! Todo mundo sabe que só Deus e mais ninguém pode operar milagres, entretanto administrar gerindo recursos e proporcionando o progresso do município e o bem estar social da população, não é milagre nenhum.
Se, por ventura, tal artigo surtir um efeito negativo por parte da população, sinto muito, mas prefiro ser castigado por rebeldia a ser condecorado por subserviência. E que me julguem os órfãos de um município, por enquanto, esfacelado. Acorda Alagoinha!

Valberto Vitoriano Pereira - Jornalista
(Registro Profissional nº 1816 – DRT/PB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário