quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Vice-prefeito elogia ações de governo

Tica, vice-prefeito de Cupira

Com seis mandatos de vereador, sendo presidente da câmara por duas vezes, o vice-prefeito de Cupira, Edson Ferreira Calado não hesitou em tecer elogios ao prefeito  Sandoval José de Luna. Conhecido e chamado por todos de “Tica”, o vice-prefeito de Cupira, município localizado na região do agreste pernambucano, distante 170 km de Recife, disse que “é um orgulho ser vice-prefeito de um jovem que vem realizando um trabalho brilhante, dedicando sempre especial atenção aos mais carentes”. Segundo Tica, o prefeito Sandoval Luna tem uma ampla visão para que Cupira continue melhorando e crescendo. Tica também destacou importantes obras adquiridas em parceria com o governo do estado, a exemplo da Academia das Cidades; uma creche, considerada uma das maiores de Pernambuco e a rodovia PE-123, que liga Cupira a Belém de Maria.

Em Sairé: Dever cumprido pela atual Mesa Diretora da Câmara

D
José Dias, pres. da Câmara de Sairé
esempenhando suas funções com muita desenvoltura o presidente da Câmara Municipal de Sairé, vereador José Dias de Arruda deixará a presidência do Poder Legislativo de Sairé no próximo dia 31. Em recente entrevista concedida a imprensa, o Edil foi enfático ao afirmar que a atual mesa diretora encerrará suas atividades com a consciência do dever cumprido. Indagado a respeito do relacionamento existente entre poderes no município de Sairé, José Dias de Arruda disse que os poderes são unidos e sempre trabalham em sintonia na defesa dos interesses do município e da população. O Vereador também agradeceu ao Governador Eduardo Campos pelos incentivos destinados a Sairé através dos convênios firmados com a prefeitura municipal.

Sintonia entre poderes no município de Ferreiros

Gileno, pres. da Câmara de Ferreiros

O
 Presidente da Câmara Municipal de Ferreiros, vereador Gileno Campos Gouveia, em entrevista concedida a Portal Comunicação, afirmou categoricamente que no município de Ferreiros existe uma perfeita sintonia entre os poderes. Na oportunidade, Gileno teceu vários elogios as ações da prefeita Celma Veloso e reiterou sua disposição em continuar, juntamente com seus pares, mantendo esse relacionamento harmônico pelo bem do município e da população. Defendendo a liberdade de expressão e o exercício pleno da democracia, o presidente do poder legislativo municipal disse que a oposição na câmara de Ferreiros é feita de forma responsável e que os interesses do município de Ferreiros estão acima de quaisquer divergências políticas e pessoais.

Prefeitura de São Vicente Férrer beneficia todos os segmentos da sociedade

Pedoca: "graças a Deus terminamos o ano com saldo positivo"

A prefeitura municipal de São Vicente Férrer, apesar das imensas dificuldades que atingem aos pequenos municípios brasileiros, vem desenvolvendo um programa de trabalho destinado a beneficiar todos os segmentos da sociedade. O prefeito do município, Pedro Augusto Pereira Guedes (DEM), conhecido e chamado carinhosamente por Pedoca disse que está encerrando o ano de forma positiva com o pagamento de servidores e fornecedores atualizados.
Os investimentos em todos os setores básicos da atual administração são visíveis. O setor educacional recebe especial atenção, com uma merenda escolar de qualidade, valorização do magistério e demais incentivos visando uma ótima qualidade de ensino.
Na saúde a prefeitura de São Vicente Férrer , apesar da grande dificuldade na contratação de médicos, está  conseguindo manter o atendimento médico em todos os PSFs. A Unidade Mixta de Saúde do município dispõe de sete plantonistas dedicados ao atendimento de saúde da população, que conta ainda com um ortopedista com plantão semanal. A prefeitura também complementa a distribuição de medicamentos para atender as necessidades dos mais carentes. A prefeitura municipal de São Vicente Férrer  mantém além das ambulâncias, um ônibus e uma Van removendo enfermos para Recife todos os dias. 
No setor agrícola, além dos benefícios do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar), que através do Banco do Nordeste do Brasil liberou recentemente o valor de 100 mil reais para 50 agricultores do município, a prefeitura de São Vicente Férrer  continua incentivando o homem do campo e está desenvolvendo projetos para implementar a criação de aves e vacas leiteiras.
No setor habitacional o prefeito Pedoca lembrou que na sua primeira gestão já conseguiu construir mais de 100 casas e a atual administração não vem medindo esforços para conseguir firmar convênios com o governo federal e o governo estadual para a construção de casas populares. Segundo Pedoca, a previsão para 2011 é que São Vicente Férrer seja beneficiado com no mínimo 200 a 250 unidades habitacionais.
Pedoca: pedindo mais apoio do governo do estado
Em entrevista concedida a Portal Comunicação, o prefeito Pedoca renovou apelo ao governador Eduardo Campos no sentido de ajudar o município a implantar um programa de geração de emprego e renda com a desapropriação de uma grande área para a instalação de indústrias de confecções. 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010


Em Juripiranga: Inclusão digital é uma realidade

SAÚDE, AGRICULTURA E HABITAÇÃO TAMBÉM SE DESTACAM

A prefeitura municipal de Juripiranga, município situado no Baixo Paraíba, distante 64 km de João Pessoa, investiu em inclusão digital. Segundo o prefeito Antonio Maroja Guedes Filho, chamado por Tom Maroja, a secretaria de educação do município realiza um excelente trabalho através de incentivos que possibilitam desde a redução da evasão escolar até uma qualidade de ensino satisfatória. Em recente entrevista concedida a Postal Divulgação, o prefeito Tom Maroja disse que Juripiranga foi premiado com uma mini-gráfica por instituir um laboratório de informática em todas as escolas. Outra iniciativa que merece destaque nacional e internacional foi a criação do E-Book, um livro eletrônico que ensina a língua portuguesa inclusive já adotado na Itália numa valorosa interação entre o Brasil e o Continente Europeu. Tom Maroja lembrou que esse trabalho foi divulgado no país inteiro recebendo aplausos na Câmara Federal, através do Deputado Rômulo Gouveia.
Tom Maroja, falando sobre as ações de governo
SAÚDE - A Prefeitura de Juripiranga, através da Secretaria Municipal de Saúde implantou o programa Gestão Plena de Saúde que proporciona uma prestação de serviços satisfatória a toda população. Com quatro equipes de PSF, o município também conseguiu uma base do SAMU para oferecer uma assistência de 24 horas aos enfermos de Juripiranga.  
AGRICULTURA – Numa demonstração de interesse pelo homem do campo a Secretaria Municipal de Agricultura realiza um trabalho de conscientização para o plantio de outras culturas além da cana-de-açúcar. A atual administração adquiriu dois tratores 4 x 4 com duas grades aradoras e um caminhão caçamba para incrementar o setor agrícola.
HABITAÇÃO – Para acabar com o déficit habitacional, a prefeitura municipal de Juripiranga elaborou projetos buscando convênios com o governo estadual e o governo federal para a construção de casas populares, além da construção de unidades habitacionais com recursos próprios do município.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Prefeitura de Ferreiros valoriza a educação, saúde e o bem estar social da população


Prefeita pede ao governador mais incentivos para o setor de saúde
 Prefeita Celma Veloso
A Prefeitura de Ferreiros, município localizado a aproximadamente 80 km do Recife continua investindo no bem estar social da população e no progresso do município. Em recente entrevista concedida a Postal Divulgação a prefeita Maria Celma Veloso da Silva (PSB) disse que apesar das dificuldades o programa de trabalho elaborado pela secretaria municipal de educação traz resultados positivos com a conscientização entre pais e alunos pela permanência do educando em sala de aula. Outra iniciativa é a valorização do professor e a melhoria da área física das unidades escolares visando, sobretudo uma qualidade de ensino satisfatória. Com cinco equipes do PSF o setor de saúde também merece destaque pelas iniciativas da secretaria municipal de saúde em atender as necessidades da população em toda a sua plenitude. Segundo a prefeita Celma Veloso, o município de Ferreiros está realizando a 1ª Feira de Saúde abordando problemas e apontando soluções para o setor. Indagada a respeito de convênios firmados com os governos das esferas federal e estadual, Celma Veloso foi enfática em afirmar que há necessidade de firmar convênios para oferecer mais benefícios ao povo e ao município.
Celma: falando sobre as ações de governo
Na oportunidade a prefeita Celma Veloso agradeceu ao governador Eduardo Campos pela especial atenção dispensada ao município de Ferreiros e enalteceu a sensibilidade do chefe do executivo estadual diante dos problemas enfrentados pelos pequenos municípios pernambucanos, quando renovou veemente apelo por mas investimentos na saúde pública.
Numa visível preocupação com os mais necessitados a atual administração realizou criteriosamente um cadastro para a contemplação de 75 casas populares beneficiando as famílias mais carentes do município.

sábado, 18 de dezembro de 2010

PREFEITURA DE CAMUTANGA INVESTE EM SAÚDE E EDUCAÇÃO


 Parcerias com o governo do estado garantem mais benefícios
Prefeito José Trigueiro (PSB)

A
 prefeitura municipal de Camutanga continua investindo em todos os setores básicos da administração pública. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pelos municípios de pequeno porte, a atual administração não vem medindo esforços para promover o progresso do município e o bem estar social da população. Segundo o prefeito José Trigueiro da Silva (PSB), o governo municipal vem dispensando especial atenção aos setores de educação, saúde, ação social, habitação e infra-estrutura. Com a absoluta aplicação dos 25% da receita destinada ao setor educacional, a prefeitura municipal de Camutanga, através da Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo um excelente trabalho visando aprimorar sempre a qualidade do ensino. Os benefícios destinados a classe estudantil de Camutanga se estendem também aos estudantes universitários que contam com uma casa de apoio na Cidade de João Pessoa-PB, para atender suas necessidades desde o alojamento até a alimentação. O setor de saúde de Camutanga também merece destaque pelo excelente programa de trabalho elaborado e executado pela secretaria municipal de saúde. Além dos três PSFs funcionando em toda a sua plenitude, podemos citar a manutenção de duas ambulâncias e um ônibus para remoção diária de enfermos que necessitam se deslocar ao Recife. Tanto as obras de infra-estrutura quando as obras assistenciais têm sido uma constante em Camutanga. O prefeito José Trigueiro disse que outra preocupação é o déficit habitacional, lembrando que no mês de Março do corrente ano, por ocasião da inauguração da Academia das Cidades, Camutanga foi contemplada com 170 unidades habitacionais numa parceria firmada com o governo do estado. A prefeitura elaborou dois projetos buscando parceria com o governo do estado para a construção de pequenos poços e construção de passagem molhada no assentamento Josias Barros. Agradecendo ao governador Eduardo Campos, o prefeito Trigueiro renovou veemente apelo ao chefe do executivo estadual no sentido de autorizar o início das obras para a construção da estrada que liga Itambé a Camutanga.
Prédio sede da Prefeitura Municipal de Camutanga
Tanto as obras de infra-estrutura quanto as obras assistenciais têm sido uma constante em Camutanga. O prefeito José Trigueiro disse que outra preocupação é o déficit habitacional, lembrando que no mês de Março do corrente ano, por ocasião da inauguração da Academia das Cidades, Camutanga foi contemplada com 170 unidades habitacionais numa parceria firmada com o governo do estado. A prefeitura elaborou dois projetos buscando parceria com o governo do estado para a construção de pequenos poços e construção de passagem molhada no assentamento Josias Barros. Agradecendo ao governador Eduardo Campos, o prefeito Trigueiro renovou veemente apelo ao chefe do executivo estadual no sentido de autorizar o início das obras para a construção da estrada que liga Itambé a Camutanga.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Lagoa de Itaenga: Um modelo de administração

Prefeito Jackson Barros
A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga município localizado na microrregião da mata setentrional pernambucana, a aproximadamente 65 km do Recife é modelo de administração principalmente pela cristalina aplicação de recursos que beneficiam todos os segmentos da sociedade.
SAÚDE - Como em todo o Brasil, Lagoa de Itaenga não é diferente, mesmo diante de tantas dificuldades a população conta com uma excelente prestação de serviços de saúde. O hospital Josefa Cavalcante Petribú, apesar de ser um hospital municipal atende muitas pessoas da região da Mata Norte, a exemplo de Lagoa do Carro, Feira Nova, Glória do Goitá e demais cidades circunvizinhas. Lagoa de Itaenga possui 09 postos de PSF e a Secretaria Municipal de Saúde também realiza gratuitamente a distribuição de medicamentos para a população carente do município. De segunda a sexta-feira um ônibus transporta pessoas com destino a Cidade do Recife para fazer consultas e exames de maior complexidade. A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga adquire anualmente, com recursos próprios, duas ambulâncias novas objetivando assegurar mais agilidade, conforto e segurança aos enfermos. O Instituto FIRJAN que analisa a qualidade da saúde nos municípios brasileiros, classificou Lagoa de Itaenga entre os 20 melhores no estado de Pernambuco.
EDUCAÇÃO – A prefeitura municipal de Lagoa de Itaenga vem investindo ao máximo no setor educacional, proporcionando uma qualidade de ensino satisfatória através de incentivos desde a melhoria das instalações das unidades escolares, distribuição de materiais didáticos, garantia de uma merenda escolar de qualidade, transporte de estudantes e salários dignos aos professores do município.
HABITAÇÃO – Recentemente há seis meses, em convênio com o Governo do Estado,  49 residências foram entregues na zona rural do município, dentro do Projeto Casa de Taipa para extinguir as casas de taipa e estamos com outro projeto AM andamento para a construção de mais 55 unidades habitacionais, provavelmente para ser  iniciada até o término do primeiro semestre de 2011.
SINTONIA ENTRE PODERES - Sobre o ponto de vista político-administrativo o prefeito Jackson Barros disse que existe sintonia entre os poderes em Lagoa de Itaenga. “Apesar da oposição, às vezes exagerar um pouco, é uma oposição responsável e isso faz parte do processo democrático”.
FUNCIONALISMO – Uma das prioridades do governo municipal diz respeito ao funcionalismo público. A prefeitura de Lagoa de Itaenga continua, desde o início da atual administração, mantendo o pagamento rigorosamente em dia, garantindo ainda o pagamento do 13º salário dos servidores municipais.
Jackson Barros: "O Governador Eduardo Campos 
vem nos ajudando muito e tenho certeza 
que em 2011 e 2012 não será diferente"
REIVINDICAÇÃO - Desde janeiro de 2010 quando começou a vigorar a Lei de redistribuição do ICMS, o município de Lagoa de Itaenga perdeu 42,2% do repasse, o equivalente a mais de dois milhões de reais por ano, significando a maior redução do ICMS do Estado de Pernambuco.  Razões pelas quais o prefeito Jackson Barros (PSDB) fez veemente apelo ao Governador Eduardo Campos (PSB) no sentido de compensar essas perdas. Segundo o prefeito, o chefe do executivo estadual firmou compromisso em reverter essas perdas em obras.
CONVÊNIOS - Numa demonstração de sensibilidade ao grande problema na redução da receita do município o governo do estado firmou um convênio de mais de um milhão para asfaltar Lagoa de Itaenga. Perfuração de poços e aquisição de um ônibus escolar são outros benefícios conquistados em parceria com o governo do estado.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Presidente da Câmara Municipal de Camutanga pede mais incentivos ao Governo de Estado

Toinho, preocupado com os problemas sociais
Realizando um trabalho com muita desenvoltura e responsabilidade, os vereadores de Camutanga vêm se destacando pela excelente performance apresentada na Câmara Municipal, “Casa de Pedro de Albuquerque Uchôa".O atual presidente vereador Antonio Trigueiro, chamado por “Toinho Trigueiro”, falou orgulhosamente da união existente naquele poder para ajudar ao prefeito José Trigueiro da Silva (PSB) na sua administração.
Visivelmente preocupado com o provável desemprego causado pelo final da safra da cana de açúcar, que deverá ocorrer provavelmente no final do mês de dezembro, Toinho Trigueiro, reivindicou através da imprensa ao chefe do executivo estadual, a continuação do programa “Chapéu de Palha”. Em sua justificativa, o vereador Toinho Trigueiro disse que esse programa será de grande importância para o município. Na oportunidade o vereador Toinho Trigueiro também salientou que o déficit habitacional em Camutanga ainda é grande, razão pela qual renovou apelo ao Governador Eduardo Campos no sentido de investir mais para a construção de casas populares.

Em Belém de Maria: Vereador Zé Arnaldo é eleito Presidente da Câmara para o biênio 2011/2012

A
Vereador Zé Arnaldo (PTB)
 Câmara Municipal de Belém de Maria, município situado a 120 km da Capital, elegeu a nova Mesa Diretora para o biênio 2011/2012. Com quatro mandatos consecutivos, o vereador José Arnaldo da Silva (PTB) é eleito para conduzir os destinos do Poder Legislativo Municipal, “Casa José Tomé Bispo”. Zé Arnaldo manifestou sua disposição para juntamente com todos os seus pares lutar em defesa do progresso do município e do bem estar social da população.
Em recente entrevista concedida a  www.postaldivulgacao e www.portalcomunicacao.jor.br o vereador Zé Arnaldo disse que defende o processo democrático e que as bancadas tanto da situação quanto da oposição procurem agir sempre de forma responsável. Na oportunidade Zé Arnaldo lembrou que é inadmissível o município perder por questões políticas.  “Deixamos de aprovar projetos, de aprovar a aquisição de um ônibus e a proposta orçamentária.”, lamentou o edil. 
Quanto as conquistas de benefícios destinados ao município de Belém de Maria, o vereador Zé Arnaldo enalteceu o trabalho realizado pelos poderes públicos belenense, reconhecendo os méritos do Governador Eduardo Campos (PSB); do prefeito Wilson de Lima e Silva (PTB), conhecido e chamado carinhosamente por “DINHO”; do vice-prefeito Rolph Eber Casale Jr. (PR); do Deputado Federal Inocêncio Oliveira (PR) e do Deputado Estadual Fernando Coutinho (PSB).
Dentre alguns benefícios conquistados na atual gestão, o vereador Zé Arnaldo citou uma emenda do Dep. Inocêncio Oliveira destinando recursos na ordem de 500 mil para incrementar o turismo do município de Belém de Maria, bem como a aquisição de dois ônibus novos e mais duas caçambas novas. A respeito do asfalto ligando Belém de Maria até o Entroncamento e a pavimentação asfáltica dos trechos entre Belém de Maria à Lagoa dos Gatos e Catende à Belém de Maria, Zé Arnaldo lembrou que a ordem de serviços para a execução dessas obras já foi assinada pelo Governador Eduardo Campos por ocasião de sua visita ao município.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Prefeitura de Orobó prioriza os setores básicos da administração


Prefeito Manoel João: "A eletrificação 
rural também é outro grande benefício"
Saúde, educação, agricultura e habitação são algumas das prioridades da atual administração de Orobó, município situado no agreste pernambucano a aproximadamente 118 km da Capital. Segundo o prefeito Manoel João dos Santos Filho (PSDB), que está conduzindo os destinos de Orobó pela terceira vez, desde o início de todas as suas gestões sempre determinou a priorização de todos os setores básicos da administração pública. Quanto ao setor educacional Manoel João afirmou categoricamente que Orobó tem 10 escolas grandes num total de 35 instaladas no município atendendo cerca de sete mil alunos regularmente matriculados. Numa demonstração de interesse por uma qualidade de ensino satisfatória a Prefeitura Municipal de Orobó não vem medindo esforços para manter as instalações físicas de todas as unidades escolares em perfeitas condições, oferecendo conforto e segurança aos alunos, professores e funcionários, garantindo ainda o transporte escolar, fardamento e merenda de qualidade servida no início e no final das aulas. Outro incentivo diz respeito ao piso salarial dos professores acrescido de 20% como gratificação de pó de giz. “Estive recentemente no Distrito de Chã do Rocha e me empolguei bastante com o excelente programa de trabalho elaborado pela secretaria municipal de educação”, enfatizou o prefeito.            
Apesar das inúmeras dificuldades que o setor público de saúde atravessa em todo o país, o município de Orobó também merece destaque quanto a prestação de serviços prestados pela secretaria municipal de saúde à população. O município conta com 10 PSFs e mais 7 PSFs bucal funcionando em toda sua plenitude com profissionais de saúde altamente capacitados. O Hospital Severino Távora, administrado pelo Círculo de Trabalhadores Cristãos de Orobó, instituição filantrópica sem fins lucrativos, recebe da prefeitura municipal de Orobó 60% dos recursos necessários para um funcionamento satisfatório, com pequenas cirurgias, internamentos e exames laboratoriais. A secretaria municipal de saúde de Orobó mantém a inda quatro ambulâncias e nos casos de maior complexidade a população conta com um ônibus removendo diariamente enfermos para Recife.

Prefeito Manoel João: “o setor de saúde 
contribuiu de forma decisiva para 
o recebimento do selo UNICEF”
Orobó é um município onde aproximadamente 70% da população se concentram na zona rural, razão pela qual o homem do campo recebe especial atenção da prefeitura. Em convenio com o governo do estado, a secretaria municipal de agricultura conseguiu oferecer no ano passado 500 horas de trator para os pequenos agricultores. Outra iniciativa juntamente com o governo do estado foi a vacinação de todo o rebanho contra a febre aftosa, distribuição de sementes selecionadas e a construção de barreiros e poços através do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco .
O setor habitacional também merece destaque em Orobó, na luta pela erradicação das casas de taipa do município. As preocupações com o déficit habitacional e a moradia digna se tornaram uma constante do atual governo municipal. Segundo o prefeito de Orobó, em parceria com a CEF - Caixa Econômica Federal foi construída uma vila com 100 unidades habitacionais no Distrito de Caraubas. “Em 2011 já estão previstos a construção de 50 casas populares e mais 118 reformas em moradias antigas e deterioradas”, finalizou Manoel João.

Escassez de recursos impede mais investimentos para a Câmara Municipal de Tracunhaém


Fachada da Câmara de Tracunhaém
A atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tracunhaém encerra seus trabalhos no próximo dia 31 de dezembro. Segundo o presidente do legislativo municipal, vereador Luiz Paulino da Silva, a mesa encerrará suas atividades com a certeza do dever cumprido. O presidente da Câmara de Tracunhaém disse que acredita na capacidade dos vereadores desejando sob as bênçãos de Deus que a futura Mesa Diretora possa registrar nos anais daquela Casa legislativa tudo quanto for de bom, firme e valioso para o município e a população.
Vista do plenário com teto reformado
Indagado a respeito de requerimentos e de alguns projetos de sua autoria o vereador Luiz Paulino não hesitou em afirmar que a Prefeita Maria das Graças Carneiro da Cunha Pinto Lapa (PSB) não atendeu nenhum dos seus requerimentos, contudo sancionou dois projetos de Lei de sua autoria, o primeiro instituindo na grade escolar aulas sobre o meio ambiente e o outro aulas sobre a história da cultura de Tracunhaém. Na oportunidade Luiz Paulino fez veemente apelo ao Governador Eduardo Campos no sentido de investir mais em Tracunhaém proporcionando uma melhor qualidade de vida aos tracunhaenses através de incentivos para geração de mais emprego e renda.
Presidente Luiz Paulino

Lamentando a escassez de recursos destinados ao Poder Legislativo de Tracunhaém, o presidente da Câmara falou sobre as despesas desde os pagamentos dos salários de vereadores e funcionários até as obrigações sociais a exemplo do INSS, que em outras gestões não era efetuado.
Sob o ponto de vista político e administrativo, Luiz Paulino primeiramente parabenizou todos os seus pares pela disposição de fiscalizar sempre todas as ações do executivo municipal. Defendeu a autonomia e a harmonia entre os poderes e disse que as ações de governo da atual administração vêm deixando a desejar enfatizando dentre outros problemas, o caos na saúde pública e o atraso no pagamento dos salários dos servidores municipais.
A respeito das eleições municipais de 2012, o edil disse que ainda é cedo para tratar do assunto, entretanto é um soldado do partido e estará à disposição da agremiação partidária caso haja um consenso em torno do seu nome para disputar democraticamente o cargo majoritário.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Pernambuco assegura R$ 1 bi em obras no PAC 2

Humberto Pradera/Divulgação
Pernambuco vai receber R$ 1 bilhão do Governo Federal para investir em obras de drenagem, habitação, saneamento, pavimentação, e para a estruturação da saúde na segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O anúncio foi feito na tarde dessa segunda (6/12), em Brasília, durante solenidade que contou com a presença do governador Eduardo Campos e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Falando em nome de todos os governadores presentes, Eduardo destacou a importância do programa para impulsionar obras estruturadoras. “Essa é uma decisão importante de se valorizar o planejamento, os recursos públicos para projeto. Tem a ver com a construção fundamental para o nosso povo, que é a reconstrução do Estado do fazer. Do fazer acontecer na vida dos mais pobres, dos municípios mais sentidos, as obras estão devidas há anos e anos”, disse.

Num primeiro momento, serão beneficiados os municípios do chamado grupo 1: capitais, regiões metropolitanas e cidades com mais de 70 mil habitantes. Além do Recife, fazem parte dessa lista mais 20 municípios, entre eles, Caruaru, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Petrolina. A União não informou quais obras específicas serão contempladas, mas pode-se citar 74 unidades básicas de saúde e duas unidades de pronto atendimento (UPAs).

Em todo o País, esta primeira etapa do PAC 2 vai destinar ao todo R$ 18,550 bilhões para 440 municípios – de um total de 477 - do grupo 1. A capital pernambucana vai receber R$ 252,12 milhões. Para o governador, as obras do Plano de Aceleração têm influência direta no crescimento do setor de construção civil em Pernambuco.

“O nosso Estado apresentou em 2009 e apresenta agora em 2010 um crescimento na construção civil que se aproxima da casa dos 20% e está ali a presença do PAC, do Minha Casa, Minha Vida, e da integração federativa. É algo inovador para a gestão pública desse País e fica como uma marca de política de Estado”, afirmou.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Eduardo Campos abre I Encontro do Mãe Coruja Pernambucana

“Este programa tem a cara, o jeito e os valores que estão no coração dos pernambucanos”. Essas foram as palavras ditas pelo governador Eduardo Campos que sintetizaram o sentimento de todos os presentes na abertura do I Encontro do Programa Mãe Coruja Pernambucana, realizado na tarde desta quarta-feira (1/12), no Centro de Convenções.

O evento reuniu prefeitos, secretários municipais de saúde, coordenadores de saúde básica do Estado e representantes de todas as secretarias estaduais que atuam em conjunto na condução do programa. Lílian Temporão, esposa do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o representou na solenidade.

O Mãe Coruja surgiu há cerca de três anos e atua na diminuição da mortalidade infantil e materna a partir da ação integrada entre sete secretarias do Governo do Estado. Coordenadora geral do programa, a primeira-dama Renata Campos deixou de lado a peculiar timidez em falar em público. Emocionada, parafraseou Dom Hélder Câmara para motivar todos que fazem parte do projeto:

“Quando os problemas se tornam absurdos, os desafios se tornam apaixonantes.", disse a primeira-dama. No início da noite, Renata recebeu a Medalha Leão do Norte – Mérito Josué de Castro, pelos resultados obtidos graças ao Mãe Coruja. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa.

Inês Maria dos Santos, de 29 anos, precisou passar pelo sofrimento de perder o seu primogênito para conhecer o trabalho desenvolvido pelo Mãe Coruja. Hoje, além de ter realizado o sonho de ser mãe, ela é professora da rede de assistência do Programa. “Já ajudei muitas famílias a superarem problemas semelhantes ao que vivi. Um caso que guardo com carinho foi a da mãe que estava decidida a dar o seu filho e desistiu depois das aulas sobre cidadania”, disse a mãe de Maria Clara, de um ano e nove meses.

Presente em 95 municípios, o Mãe Coruja acompanha atualmente 38.513 mulheres e 14.416 crianças, desde seu o nascimento até os cinco anos de idade. As ações desenvolvidas são nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento e assistência social, que vão da alfabetização e inserção no mercado de trabalho à emissão de documentos. Desde dezembro passado, o programa Mãe Coruja virou a Lei Estadual 13.559 e passou a ter força de Política Pública de Estado. Em três anos, já foram investidos mais de R$ 10,2 milhões.

O I Encontro Mãe Coruja fica no Centro de Convenções até a próxima sexta-feira (3/12) e reúne 10 barracas de artigos gastronômicos e artesanato em geral desenvolvidos pelas mulheres participantes do programa, além de oferecer exposição de fotografias sobre as atividades do Mãe Coruja.